Minimalismo: 5 coisas que deixei de comprar/consumir

09:00


Desde que eu decidi tentar ser melhor e seguir a filosofia do minimalismo, partindo do princípio de que "Less is more", muitas coisas mudaram na minha vida e tenho aos poucos praticado o desapego, algumas coisas foram muito fáceis de deixar ir, outras nem tanto. Vou listar o que parei de comprar/consumir e o que pretendo deixar em breve:

5 COISAS QUE NÃO COMPRO/USO MAIS
1) Copo descartável: No trabalho, que é onde passo a maior parte do dia e faço minhas refeições, tenho uma caneca para tomar café e uma garrafinha para água e na bolsa também tenho uma garrafinha, mas pretendo comprar aqueles copos retráteis que são mais práticos para carregar (minha mãe tinha um quando eu era criança e é incrível como uma coisa simples como um copo pode me trazer tantas lembranças lindas). Então, não preciso de copo descartável.

2) Canudinho descartável: Considero canudinho uma coisa bastante inútil pra mim, não tenho a menor dificuldade em virar o recipiente pra poder tomar, já faz muito tempo que não uso o descartável.

3) Sachês: Aqui estou considerando aqueles de sal, açúcar e molhos. Eu procuro não adicionar sal em nenhum alimento já pronto, o açúcar eu já não faço mais uso e não gosto muito de molhos, então não uso mais sachês.

4) Comprovantes de cartão de crédito/débito: Meus aplicativos tanto do banco onde uso débito quanto do NuBank que é meu cartão de crédito são bastante eficientes e já enviam notificação na hora da compra, então considero o comprovante de papel totalmente dispensável.

5) Embalagens em excesso: Tenho buscado comprar as coisas mais à granel e recusado embalagens em excesso quando consigo, principalmente as que não tem nenhuma utilidade depois.

5 COISAS QUE PRETENDO DEIXAR DE COMPRAR/USAR
1) Sacolinhas de supermercado: Já deixei de pegá-las por um tempo e utilizava sempre uma ecobag porque tinha um estoque considerável de sacolinhas plásticas em casa, mas aí que o estoque acabou e infelizmente ainda as uso para colocar o lixo e para a limpeza da caixa das gatinhas que ainda é uma ~questão~ a ser resolvida.

2) Canetas e itens de papelaria em excesso: Eu já fui a louca da papelaria, daquelas que ia praticamente toda a semana e comprava 5 canetas e 2 cadernos toda vez, mas percebi do mais triste modo que um estoque de canetas muito grande não é vantajoso, visto que não uso tanto quanto gostaria, então a tinta delas acaba secando e quando vou utilizar já não estão aquela maravilha. E papel, minha gente, depois que descobri o Bullet Journal, tenho um caderninho por ano pra anotar absolutamente tudo, pra quê mais?

3) Absorvente descartável: Infelizmente ainda não tenho um coletor menstrual pra chamar de meu, enquanto isso sigo usando os descartáveis, mas espero que não por muito tempo.

4) Roupas e calçados no impulso: Essa é outra ~questão~ a ser resolvida. Eu já tentei ficar um ano sem comprar roupas e calçados, porém não obtive sucesso por motivos de: impulso. Hoje estou evitando ir em lojas somente para "passear" porque inevitavelmente você acaba se apaixonando perdidamente por algum fast fashion e vai comprar apenas para ocupar espaço no seu armário porque ficou lindo no espelho do provador, mas no espelho de casa ficou fuén, é eu sei.

5) Esmalte: Esse item é um caso de amor e ódio, pois amo esmalte escuro, porém devido ao meu trabalho não posso usá-los e sem chance de passar na sexta a tarde pra tirar no domingo a noite, então acabo deixando apenas para ocasiões especiais, o que quase nunca ocorre e meus esmaltes ficam lá secando e passando do prazo de validade e eu comprando outros 500.000 para se juntar a eles, porém não mais, vai acabar essa palhaçada.

Posts Relacionados

6 suspiros

  1. Eu quase não consumo mais copos/canudos de plástico e foi uma coisa super natural, nem foi pensado sabe? Na agência que trabalho tenho duas canecas e uma garrafa de 1l pra água, já ficam por aqui, acho super prático.
    Agora a questão dos sacos de lixo eu fico pensando como modificar? Não consigo ver outra saída. rs

    ResponderExcluir
  2. também não consumo mais copos e canudos descartáveis! a solinha de supermercado ainda é um problema, tenho um estoque ENORME em casa e não abaixa por nada nesse mundo (ainda uso pra lixos, mas eu e o boy produzimos pouco), ultimamente vou sempre com uma bolsa grande pra diminuir cada vez mais!

    uma coisa que ainda preciso trabalhar muito é coisas de papelaria: tenho muito e não uso nem a metade :( porém é só ver uma coisa fofa que euzinha aqui já tô comprando.
    mas com o tempo a gente melhora ♥

    ResponderExcluir
  3. curiosamente percebi que tudo que vc listou eu não uso mais ou não faço, exceto a sacolinha do mercado, que tb é uma questão a ser resolvida, principalmente porque, em casa, envolve o costume de outras pessoas tb, então por eqt ainda uso para jogar o lixo. e copo descartável eu ainda uso, raramente, quando o estabelecimento só tem isso pra me oferecer.
    esmalte eu não compro há uns 5 anos. roupas eu só compro 1 ou 2x no ano, quando preciso muito e já me desfiz de outras tantas peças e COMPRE JÁ seu coletor menstrual, foi a melhor coisa que eu fiz na vida, em relação a menstruação, claro!

    ResponderExcluir
  4. eike post ótimo! amei!
    parei de consumir muuuuita coisa de um tempo pra cá e me desapeguei de muita coisa, me faz tão bem. <3
    a única coisa que ainda tenho e amo são os itens de papelaria, hehe.
    bjo!

    ResponderExcluir
  5. aaaah que importante isso! percebi que eu também evito consumir várias das coisas que você listou - que bom, né? que todas vamos juntas nesse processo! -, mas ainda falta bastante coisa.

    ResponderExcluir
  6. Eu amei esse post, quero muito parar de consumir copos descartaveis, mas não sei sobre canudos porque eu amo. Quero muito adotar um estilo eu que eu contribua para a não destruição do planeta pq se cada um fizer sua parte, o mundo vira um lugar melhor, não é mesmo?

    Beijos da Carol do blog Pink is not Rose 🖤

    ResponderExcluir